segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Relato de experiência


Relato de experiência

Sempre acreditei no potencial dos meus alunos. Mesmo diante de empecilhos diversos, creio que a prática pedagógica se ressignifica quando o docente trabalha com dedicação e amor.
Por isso, busco fazer das minhas aulas uma oportunidade de construção – de saberes, de visões de mundo, de prática de leitura e escrita, momento de comunicação e reflexão. Através da partilha, a aprendizagem se consolida. Mesmo os alunos com extrema defasagem, conseguem assimilar algum conhecimento (no seu ritmo, obviamente).
Sob esse prisma, utilizar estratégias diferenciadas motiva os discentes, os quais mantêm uma relação estreita com o universo midial, já que manuseiam com propriedade  a tevê, o aparelho de som, DVD, celulares, câmeras digitais, computadores, entre outras ferramentas de que dispõem.
Em nossa escola, como possuímos a A.V.C – Academia Volpe de Cultura – costumamos abusar da criatividade e do trabalho interdisciplinar a fim de promovermos concursos literários, campeonatos, teatro, dança, música, jogos, desafios matemáticos, o que propicia o desenvolvimento das habilidades dos educandos,  privilegiando as inteligências múltiplas.
Dessa forma, registramos os eventos – utilizando os celulares, a câmera digital e a filmadora –, empregamos o datashow para projetar slides, passar filmes, ou mesmo para ministrar as aulas. Em outras ocasiões, os próprios alunos usam tais equipamentos para se inserirem no processo de ensino e aprendizagem.
Um exemplo da utilização das TIC – Tecnologias da Informação e da Comunicação – na escola ocorreu em julho do presente ano, quando os alunos do nono ano, participando do Projeto EPTV na Escola, tiveram de realizar diversas pesquisas a respeito do tema: “Redes sociais: caminhos para um novo mundo?”, ler textos distintos, montar apresentação em power point, fazer produções textuais e apresentar o resumo do projeto aos alunos de outras turmas. Para isso, fizeram uma busca na internet (em casa, pois a escola não dispõe de tal acesso) selecionando o material, frequentaram o Laboratório de Informática, usaram notebook, câmera digital e celular. O resultado foi bastante satisfatório, já que conseguiram atrelar as TIC à própria aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário